Amar com “A”
Eu falo muito de autoconhecimento porque foi algo realmente transformador em minha vida! E é engraçada a vida...às vezes a gente busca sem nem saber o que busca, e antes mesmo de ter talvez ouvido a palavra autoconhecimento eu já o buscava, e sabia disso!
Me lembro do primeiro material sobre o assunto que tive nas mãos: um livro acompanhado de CD da @louisehayoficial chamado “Aprendendo a gostar de si mesmo” (tem no YouTube e recomendo!).
Eu tinha em torno de 18 anos, mas ainda era uma adolescente perdida nas ruas de São Paulo, buscando algo que preenchesse o meu vazio. O vazio existencial que não se preenche com coisas, nem com pessoas e nem mesmo com a religião. Aquele que só pode ser preenchido por si mesmo e que quem não ama a si verdadeiramente jamais consegue preencher.
Foi nessa época que entrei numa livraria e achei esse material, cujo CD ouvi milhões de vezes e ainda hoje é uma consulta periódica. Muitos trechos me marcaram nele, mas vou destacar um:
“As atitudes de vaidade, egoísmo ou arrogância não revelam amor por nós mesmos. Revelam medo, insegurança, necessidade de afirmação. Essas atitudes são disfarces, são escudos para ocultar as carências que incomodam e fazem sofrer. Pense nisso sempre que uma pessoa arrogante intimidar ou procurar diminuir você. O amor é respeitoso, generoso, solidário e cheio de compaixão. Quem ama a si mesmo entra em sintonia com o universo no que ele tem de melhor, e tudo flui em sua vida.”
Esse é um trecho que eu sei praticamente de cór e que me socorre em muitas das vezes em que eu penso em me deixar levar por esses tipos de atitudes. Não que eu nunca me deixe (porque algumas situações realmente nos desafiam e nem sempre respondemos a contento), mas essa é uma eterna intenção que tenho comigo, pois considero que seja essa mesmo uma grande conquista do Amor: aprender a ser respeitoso, com o outro e consigo mesmo, sempre!
Digo conquista porque o amor não nasce pronto, ele evolui até se tornar Amor com “A” maiúsculo, até encontrar a ordem, até ser o Amor que cura.
O resto é treino, e o treino às vezes precisa ser longo, outras vezes precisa custar bons relacionamentos ou raras oportunidades, ou até demorar muitas vidas. Mas eu acredito firmemente que todos, cedo ou tarde, chegaremos lá.
Não enxergo outro sentido para a caminhada que não seja esse: o de aprender a amar com “A” maiúsculo, Amar de verdade, Amar com verdade.
Que possamos seguir, caminhando e treinando!
#amor #amarasi #aprendendoagostardesimesmo #louisehay #amaraoproximocomoatimesmo #amorrespeitoso #atitudespositivas #cnv #inspiraçãododiadehoje
Comentários
Postar um comentário